
O livro de Paulo Freira faz uma ampla reflexão sobre a prática educativo-progressiva em favor da autonomia do ser dos educandos, na qual estes possuem a responsabilidade ética no exercício da tarefa docente.O livro se divide em três capítulos que são:Não há docência sem discência, ensinar não é transferir conhecimento e ensinar é uma especificidade humana.O primeiro capítulo aborda que a prática progressista é fundamental para a formação de um docente.Os principais pontos abordados deste capítulo são: o educador crítico deve está sempre reforçando a capacidade crítica do educando, , saber respeitar os saberes dos educandos e ensinar exige do professor que ele seja ético quanto as suas decisões e postura diante dos educandos.Já no segundo capítulo, na qual diz que ensinar não é transferir conhecimento é extremamente verídica essa afirmação, pois nós na função de educadores devemos criar possibilidades para a produção e construção do conhecimento ensinando aos educadores a pensar certo, sendo que o ensino exige que o educador seja reconhecido, respeitado, tenha bom senso tomando decisões e orientando seus educandos, humilde, não esteja apreendido somente aos conteúdos abordados em sala de aula, mas também a realidade e principalmente desperte a curiosidade dos educandos por que um bom professor é aquele, na qual enquanto ele fala traz o aluno até a intimidade do movimento de seu pensamento.No último capítulo trata dos assuntos elencados no capítulo anterior e complementando-o dizendo que o educador deve estar seguro, ser competente com a disciplina que vai ministrar, comprometido com os educandos e saber que a educação é uma forma de intervenção no mundo.
Gostaria de fazer apenas uma observação que a professora Beth aborda em suas aulas ministradas as práticas que Paulo Freire aborda em seu livro, pois ensinar exige muito mais do que imaginamos.
Referência Bibliográfica
Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa / Paulo Freire. - São Paulo: Paz e Terra, 1996
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